Para os Recém-Pais

Respire fundo, sente-se ou deite-se numa posição confortável e leia este texto com a felicidade de quem vai ser pai, ou já o é há pouco tempo, e está ligeiramente perdido!
Se ainda não é pai…

Continuar...
 
A notícia “ estou grávida "

A notícia “ estou grávida” gera um período de vida onde emoções, sonhos, mitos e crenças se entrelaçam. O corpo com o seu relógio biológico, vai trazendo sinais e sintomas (amenorreia, enjoos, vómitos, tensão mamaria, alteração de pigmentação da pele, sonolência, etc...) que são únicos em cada gravidez. Não há fotocópias! Resmas de histórias “da mãe, irmã, amiga” trazem ao de cima, os desconforto, os problemas, os riscos, os cuidados a ter...enfim, ouvem-se todas as histórias, principalmente os dramas e esquecemos de contar e gozar as comédias, os romances, os trillers que cada gravidez traz consigo.

Continuar...
 
O Mundo Dos Sentidos

O bebé começa a sua viagem dos sentidos no útero materno. As primeiras descobertas do tacto, olfacto, audição, visão e mesmo paladar fá-las através do líquido amniótico entre as paredes uterinas.
Ao longo dos 9 meses de gravidez sabemos que os sistemas sensoriais desenvolvem-se de forma a que o bebé explora e interaja com o meio exterior tornando-se já in utero num ser com competências sensoriais, motoras e relacionais.

Continuar...
 
Amamentar...eis a questão.

Quer amamentar? É uma das questões que muitas mulheres grávidas respondem quando interpeladas pelos profissionais de saúde. Por detrás das respostas afirmativas revela-se: a vontade de fazer o melhor pelo seu filho, os conhecimentos acerca dos benefícios para o bebé e para a mãe do aleitamento materno, os sonhos de quem quer aqueles momentos de ternura só para si, as pressões sociais de ser uma mãe perfeita. As respostas negativas carregam as histórias de outras mulheres – geralmente a mãe, amigas - que tiveram problemas físicos e emocionais neste processo, uma vontade estética de não sofrer danos colaterais nas mamas, enfim uma certeza de que nunca se imaginaram a dar a mama aos filhos.

Continuar...